Pular para o conteúdo principal

O segredo da pipoca doce...

Eu não sei se ninguém contou porque não sabia ou porque não quis... mas, pra fazer pipoca doce igualzinho a do pipoqueiro, você precisa ter uma panela de alumínio grossa e vinagre. Pronto falei!


Adoro pipoca! Tanto, que até ganhei do meu pai uma pipoqueira profissional, dessas da carrocinha de rua!
E  fico me perguntando muitas vezes, porque ainda não tenho a minha própria carrocinha. Andando pela cidade, identifico rapidamente pontos promissores para a venda de uma pipoca quentinha e crocante!

Quando era pequena pedia sempre pipoca doce e salgada pro pipoqueiro. E nos tempos de faculdade me encantei pelas as pipocas gordas de bacon e provolone. Era o meu passatempo preferido na longa viagem de volta pra casa.

Há alguns anos atrás, virei fã da mistura maluquete do meu querido João, que bem podia ser meu filho, de tanto que eu gosto dele. A mãe dele, minha amiga Dalessandra, também sente o mesmo pela Isis, minha caçula... e às vezes, desconfio, que essas crianças trocaram de lares antes de nascer! Melhor assim, né?! Porque agora nem consigo imaginar não ser a mãe da bailarina!

Mas a mistura maluquete é assim: pipoca salgada e leite condensado! Que eu apelidei de pipoca de grávida.Uma delícia!!!

Quanto à pipoca doce, anote aí, você vai precisar de: 1 xícara (café) de milho de pipoca
                                                                                  1 e 1/2 xícara (café) de açúcar
                                                                                  3 colheres (sopa) de óleo
                                                                                  2 colheres (sopa) de água
                                                                                  1 colher (sopa) de vinagre
                                                                                  canela em pó e/ou achocolatado

Aqueça a panela, que precisa ser de alumínio grosso e deixe o fogo médio. Coloque o óleo e o milho. Espere o milho esquentar e ficar mais inchadinho. Só então coloque os outros ingredientes. Mexa sem parar! Vai formar uma calda e você pode até desconfiar que o milho não vai estourar naquela água toda. Demora um pouco mais, mas estoura! Se não for uma pipoqueira, melhor que seja uma panela que você consiga segurar o cabo e a tampa ao mesmo tempo pra poder mexer. O açúcar não pode ficar "parado" no fundo.

Sempre fiz essa receita na pipoqueira profissa, porque é muito chato pipoca doce queimada na panela. Dá trabalho de limpar, fede e a gente fica sem a pipoca. Dá raiva! Mas eu fico com preguiça de usar a panela sempre, porque ela é grande e cheia de pecinhas pra lavar. Quando todo mundo quer é ótimo! Quando só eu quero, não dá...

Arrisquei outro dia numa panelinha velha que tenho aqui e deu super certo! Fiz de novo outras tantas vezes e deu certo sempre.

Hoje tem jogo na TV... bora pipocar?!



Comentários

  1. Ai, Madê, anteontem fiz (tentei) pipoca doce e foi só mais uma tentativa frustrada. Fiquei com a panela queimada, a casa fedorenta e sema pipoca.
    Não tinha o detalhe do vinagre e a pipoqueira é daquelas normaizinhas sabe. Então, tenho argumentos pra mais uma tentativa. Rs... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Chris! Cheguei na hora certa, então... hehehe!!! Tenta essa aí e me conta depois. Com pipoqueira normal não rola mesmo, ela é fininha :( Mas vc deve ter uma panelinha esperta perdida por aí, né!... rsrs... Beijão!

      Excluir
  2. Acho que vou provar esta mistura maluquete hein! Tentação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, Rose! Eu gosto mais da pipoca maluquete do que da doce. Mas, isso não é novidade. Já contei aqui que adoro sabor agridoce!!! rsrs

      Excluir
  3. Ué postei um outro comentário e não aparceu, mas vou digitar de novo. Vamo lá, diga se já tentou fazer provolone, porque uma vez comi em SP e fiquei maluca! Adorei, tentei fazer e imagina né? Virou dublê para o filme "A coisa". Vou tentar fazer esta doce para meu "quase homem das cavernas", ele curte pipoca doce, eu nem tanto, prefiro misturada, depois te conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, já fiz com provolone sim. E dá certo! Uma vez eu esqueci qual era o queijo e fiz com parmesão... aí sim, danou-se tudo! Tu não errou o queijo não, muié?! rsrsrs...

      Excluir
    2. Made, não errei o queijo não, tô achando que não tenho é talento nenhum mesmo...

      Excluir
    3. Nananinanão! E se vc colocar o queijo no final, assim que o milho acabar de estourar?!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada