Pular para o conteúdo principal

Pra colorir: Cúrcuma e Urucum

Se você me perguntar qual o tempero do meu frango eu vou responder honestamente que não sei! O frango aceita quase tudo pra ficar gostoso! E o meu tempero varia com o meu humor ou com o que vai acompanhar aquele fraguinho nosso de sempre. 
Pode ser tedioso abrir a geladeira e se deparar com batatas e frango. Lá vem mais um dia de arroz e feijão sem graça.
Mudar o tempero pode fazer a diferença. Mudar dois temperos fica ainda mais legal!

Tenho uma amiga que quando estava um pouco tristonha recorria ao colorido da fanta laranja, como se aquela cor vibrante pudesse sacudir o corpo e espantar o tédio. Já fiz isso também... funciona instantaneamente, mas acho que é por conta da dose cavalar de açúcar... Mas se a gente imaginar todo aquele colorido percorrendo o corpo, dá pra desejar uma maneira mais saudável de alegrar o dia e mudar o humor.

A cúrcuma nasceu amarela vibrante! Onde encosta deixa rastro de cor. Seu gosto é suave e levemente picante e o perfume me remete imediatamente à batatas. Eu não entendo de cúrcuma, só sei que também pode se chamar açafrão da terra e que dá cor ao curry. Sei também, pelas minhas alquimias na cozinha, que sozinha seu sabor quase não aparece e ela combina bem com muitas misturas A cúrcuma precisa de outros temperos pra poder aparecer. Daí, sua cor explode e seu sabor aparece com menos timidez.  

Eu abuso das cores e neste prato cozinhei batatas com cúrcuma, salpiquei salsinhas e lambrequei maionese. Pintei farofa e frango também! Na farofa foi só pra colorir. E no frango misturei cúrcuma com gengibre em pó, coentro em pó, suco de um limão e sal. Tudo amarelinho e refrescante! O contraponto veio do feijão preto e o arroz branco vestido de cor pra completar a folia. Podia ser com cúrcuma também, mas se é pra abusar das cores na cozinha, melhor mudar o tempero.

Que tal arroz com urucum?! Urucum é colorau, tempero super popular na cozinha brasileira. Levei anos pra descobrir o sentido de se colocar na comida pelo simples fato de não saber como usar. Até que um dia... Descobri que pra fazer sentido e ele colorir intensamente um prato é preciso que ele aqueça primeiro junto com o refogado inicial. Magicamente a cor se desprende tingindo a panela e o óleo, impregnando em todos os ingredientes que vem a seguir. É lindo! Lindo e quase não tem sabor. Pelo menos eu só sinto o sabor se exagerar na dose. Mas, uma colher de sobremesa não muito cheia é o suficiente pra dar uma corada na comida. Aliás, pra fazer arroz tingido de amarelo, basta aquecer a cúrcuma da mesma maneira que o urucum e seguir adiante!

Dá pra alegrar o dia com sabores suaves, cores vibrantes sem corantes artificiais. Dá pra espantar a mesmice com cúrcuma e urucum.

Dizem que além de beleza, esses temperos têm propriedades curativas. São anti-inflamatórias e protegem o sistema digestório. Nem imagino o quanto se deve consumir para obter seus benefícios, mas acredito que a gente pode tirar proveito dessas propriedades se criar o hábito de usá-las com frequência.

Bora esquentar a panela?!




Comentários

  1. Amo cúrcuma, Madê! Conheço​ desde criança mas só depois que mudei pra Brasília elas entrou de vez na minha cozinha. Sopa sem ela pra mim não tem mais graça.
    Outro dia fiz um refogado de PTS com creme de inhame e a cúrcuma foi a cor e o sabor mais marcante.
    Ficou tão gostoso que, quando cheguei em casa, não encontrei mais nada. Beni já tinha até lavado os potes...
    E o urucum me lembra infância pois tinha um pé no meu quintal e minha mãe usava muito. E eu ainda pegava no pé e me desenhava toda com ele (pra desespero dela) kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que história bacana! Tanto da cúrcuma quanto do urucum.
    Assisti uns videos sobre o processo de extração da cor do urucum e é bem legal, estou imaginando a cara da sua mãe vendo vc toda laranja, devia dar um trabalhão pra tirar!!! A árvore é linda, né!
    Particularmente fiquei com vontade de cultivar a cúrcuma, ela parece fácil de se ter num jardim, parece gengibre e o processo para virar pó não é tão difícil de fazer.
    Ah, depois me passa essa receita de pts, pois tenho feito novas tentativas de incluir no cardápio de casa e tá funcionando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

O segredo da pipoca doce...

Eu não sei se ninguém contou porque não sabia ou porque não quis... mas, pra fazer pipoca doce igualzinho a do pipoqueiro, você precisa ter uma panela de alumínio grossa e vinagre. Pronto falei! Adoro pipoca! Tanto, que até ganhei do meu pai uma pipoqueira profissional, dessas da carrocinha de rua! E  fico me perguntando muitas vezes, porque ainda não tenho a minha própria carrocinha. Andando pela cidade, identifico rapidamente pontos promissores para a venda de uma pipoca quentinha e crocante! Quando era pequena pedia sempre pipoca doce e salgada pro pipoqueiro. E nos tempos de faculdade me encantei pelas as pipocas gordas de bacon e provolone. Era o meu passatempo preferido na longa viagem de volta pra casa. Há alguns anos atrás, virei fã da mistura maluquete do meu querido João, que bem podia ser meu filho, de tanto que eu gosto dele. A mãe dele, minha amiga Dalessandra, também sente o mesmo pela Isis, minha caçula... e às vezes, desconfio, que essas crianças troc