Pular para o conteúdo principal

Mudança de hábito

Eu não quero comer pelo de rato. Eu não quero mais acidulante, corante, flavorizante e todo e qualquer avanço químico que me deixe cada vez mais distante do sabor real dos alimentos, que me deixe doente. É difícil. Mais difícil ainda quando não se pretende, nem se pode mudar assim de solavanco, tão depressa. Eu não sou orgânica, integral nem glúten free.

Deixa eu continuar encantada com o papel laminado e colorido dos cubos mágicos, deixa eu acreditar que existe mesmo muito amor dentro daqueles sachezinhos... me deixa comer um cachorro quente numa sexta à noite sem ficar matutando o que tem naquela salsicha. Deixa eu ceder aos apelos das meninas e comprar cupnuddles, aquele miojo que vem dentro de um copo e tem gosto de ração. Deixa eu tomar uma coca-cola gelada ou tomar uma cerveja bem vagabunda feita de milho. Deixa eu me envenenar quando quiser, que eu tenho feito cada vez menos tudo isso e não vou olhar de soslaio quem virou a chave de vez ou quem ainda nem se deu conta que àquela ansiedade, aquele sono mau dormido, aquela gordura no "páncepis", aquele mau humor é só o acúmulo das coisa ruins que se comeu. Eu sinto. Muda a pele, o cabelo, o sono e o humor. E resisto. E evito tudo que sei que não me cai bem.

E assim, devagar vou mudando. Quem me conhece sabe que sou slowly, quase lerda. E nesse dilema entre escolhas eu sigo tentando achar o equilíbrio de uma vida saudável sem demonizar de vez os avanços da indústria alimentícia. Cresci junto com a expansão desse setor, cresci com os hamburgueres congelados em caixinha, com Sílvio Santos cantando "miojo é gostoso demais", com a galinha azul e com o Jotalhão me fazendo ter certeza que seu extrato de tomate era o mais concentrado, como não acreditar?! E como não amar o Jarrão cantando que "Ki suco mata a sede brincado"...

Mas, quanto mais eu deixo esses produtos de lado, menos eu sinto vontade de comprar. Menos eu sinto vontade de comê-los... Fizeram a gente acreditar que cozinhar é chato, dá trabalho e que você tem um mundo de produtos pra se alimentar de um jeito prático e saudável...

Ok, cozinhar todo dia é chato mesmo e dá trabalho, mas pode ser prático e bem mais barato. Mas ainda tem outra vantagem, além de ser mais saudável, comida feita em casa e com menos produtos industrializados é muito mais gostosa. Com o tempo, seu paladar vai mudando e você custa acreditar nas porcarias que comia antes.

Há dois meses decidi encarar o desafio de fazer em casa o meu próprio molho de tomate. Já tinha feito em algumas outras ocasiões em que considerei ser especial, porque achava que fazer molho de tomate dava muito trabalho.

Aproveitando que o tomate está com um preço razoável, muitas vezes abaixo de R$5,00 ( tenho encontrado por R$3,00 na feira ), decidi testar. Na primeira vez usei um quilo de tomate italiano bem maduro, alho, cebola, louro e sal. São esses da foto. Com cada pote desses preparei o molho da massa para quatro pessoas. Congelei e a cada vez que usei, acrescentei algum ingrediente: carne moída ou berinjela ou abobrinha ou azeitonas... Aprovado! Me empolguei e na vez seguinte comprei três quilos de tomates bem madurinhos que me renderam molho e um problema: onde guardar! Mas, com a paciência dos monges (ou das mães) para resolver quebra-cabeças consegui alojar todos os potes no freezer! Dessa vez a empolgação foi tanta que não me contive nem nos ingredientes, incluí salsão e cenoura e virou molho de festa.

Se você ficou afim de testar, mas não quer arriscar, te garanto que com três ou quatro tomates você faz um molho bacana! Tem um monte de receitas na internê...

Eu fiz assim: uma cruz nos quatro tomates que coloquei na água fervente por uns minutinhos, pra poder descascá-los. Depois de escorridos e sem casca, refoguei com alho, cebola e óleo, metade de uma cenoura limpa e cortada, dois talos de salsão, algumas folhas de salsinha, uma folha de louro, um cravo. Deixei cozinhar até que a cenoura estivesse cozida e bati no mixer. Pronto! Molho pronto! Molho pronto, caseiro e de verdade!

Ih... só não sei se o tomate estava agrotoxicado... é difícil encarar uma alimentação pretensamente saudável com tantas armadilhas pelo caminho. Mas a gente vai tentando escapar... sei que é difícil deixar de comprar nos grandes supermercados, onde a gente resolve tudo de uma vez, sei que orgânico é mais caro, sei que no dia da feira você está trabalhando, mas com jeitinho também sei que você vai encontrar uma saída.

A minha achei num sacolão perto de casa. Em dias de luxo, fujo até à feira e consigo tomates maduros, pequenos e adocicados. A gente dá jeito pra tudo. E de repente percebe que é fácil, extremamente fácil!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

O segredo da pipoca doce...

Eu não sei se ninguém contou porque não sabia ou porque não quis... mas, pra fazer pipoca doce igualzinho a do pipoqueiro, você precisa ter uma panela de alumínio grossa e vinagre. Pronto falei! Adoro pipoca! Tanto, que até ganhei do meu pai uma pipoqueira profissional, dessas da carrocinha de rua! E  fico me perguntando muitas vezes, porque ainda não tenho a minha própria carrocinha. Andando pela cidade, identifico rapidamente pontos promissores para a venda de uma pipoca quentinha e crocante! Quando era pequena pedia sempre pipoca doce e salgada pro pipoqueiro. E nos tempos de faculdade me encantei pelas as pipocas gordas de bacon e provolone. Era o meu passatempo preferido na longa viagem de volta pra casa. Há alguns anos atrás, virei fã da mistura maluquete do meu querido João, que bem podia ser meu filho, de tanto que eu gosto dele. A mãe dele, minha amiga Dalessandra, também sente o mesmo pela Isis, minha caçula... e às vezes, desconfio, que essas crianças troc