Pular para o conteúdo principal

Aquele dia que você abre a geladeira e...

Tomei um susto quando abri a geladeira e me dei conta de que havia uma natureza pra lá de morta ocupando espaço lá dentro. É, andei bem ausente... mesmo estando por aqui... E se tem uma coisa que me irrita, é deixar a comida estragar. Ah, me deu uma pena ter que jogar fora a expectativa de criar pratos supimpas com aquelas verduras... 

Diante dos fatos, achei melhor dar uma geral em outros setores da cozinha e para minha alegria, pude constatar que a soja bichou!!! Ufa, que alívio! Não vou ter que fazer nada com esse treco que ninguém gosta, mas sei lá porquê, de vez em quando insisto em comprar. Joguei fora sem dó nem piedade! E pela primeira vez, agradeci as formigas e os besourinhos que faziam a festa naquele pote. Não compro soja nunca mais! E já disse isso outras vezes. Mas, agora é pra valer! Soja é muito ruim, não há receita que ajude e duvido que faça bem à saúde.

Quase não aproveitei meu alho poró e ele estava tão bonito quando comprei... A salsinha e o salsão também foram pro lixo sem chance de serem reaproveitados e a couve-flor, que eu adoro, estragou um pedação, que certamente teria dado uma boa  receita, aprovada por todos... uma salada, um tempura, uma sopa... já era!

Essa couve-flor era bem grande, fiz salada com alguns pedaços e uma receitinha gratinada que adaptei. Ficou muito gostosa, todo mundo aprovou e já entrou no cardápio da família.

Fiz assim: 1 cebola picada e refogada na margarina
1 pacote de sopa creme de aspargos
leite ( a metade da quantidade  recomendada na embalagem)
1 colher de sobremesa de amido de milho
noz moscada

Misturei todos os ingredientes até engrossar, acrescentei 250g de muçarela light (parece ricota) e num refratário cobri a couve-flor cozida "al dente" com esse creme, polvilhei queijo parmesão ralado, levei ao forno pra gratinar e pronto!

Esse prato é daqueles que ficam ainda mais gostosos no dia seguinte! Prova!

Agora os potes estão limpos e a geladeira também. Limpa e vazia! Isso quer dizer que é hora de recomeçar e comprar tudo de novo. E confesso, se tem uma coisa que eu me amarro em fazer é passear na feira. Então, agora você já sabe: amanhã eu vou me divertir!



Comentários

  1. Made, bom saber que você está sem soja, eu tenho um pouco aqui, não precisa nem comprar pois posso te doar um pouquinho e não vai estragar tão cedo. Tô precisando de alguém prá dividir esta coisa que também não comemos, não gostamos e que de vez em quando , naqueles momentos de visões de vida saudável,eu tenho a absoluta certeza de que todos vão apreciar, mas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, dá uma lida na dica da Gleise! Acho que pode ser a salvação da sua soja!.. fiquei tentada a experimentar. Acho até que vou passar aí pra pegar a soja que tá sobrando.
      Não, péra... testa aí! Depois me diz! hehehe!!!

      Excluir
  2. Made, se vc. se referiu à soja texturizada,experimente adicioná-la a hamburgueres e almôndegas,juntamente com a carne moída,( uma xícara para cada meio quilo de carne)além de fazer render a receita, ainda dá uma consistência mais leve sem alterar o sabor. Mas não se esqueça de colocá-la de molho em água quente e espremê-la bem . Quanto à sua couve flor gratinada,vou fazer amanhã ,adorei a dica.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom que vc vai fazer a couve-flor! Quanto à soja, é sim a texturizada. Já provei de todas as maneiras... almôndega, torta, tipo carne moída, mas nunca misturei com a carne... coloco de molho na água quente e espremo tb, capricho nos temperos, mas... não fica delícia... essa dica é boa. No meu próximo rompante de soja, vou testar :) Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga