Pular para o conteúdo principal

O angu daqui de casa não é do Gomes, mas tenta!

Já é noite de sábado e eu juro que estou tentando me concentrar... lendo textos que possam me servir de inspiração para dar início a algum projeto que nem sei o que pode ser. A cabeça fervilha e é assustador querer captar aqueles flashes que brilham como possibilidades.Visito sites, leio dissertações, procuro links e... procrastino! Tento rabiscar algo e em muitos dias já rabisquei dezenas de páginas... todas inúteis, quando precisam encorpar a forma. É chato se sentir perdido.

Flanando, pesquisando e me divertindo com as buscas, achei um e-book do Angu do Gomes: um breve relato sobre o prato oficial da noite carioca, que não li, mas fiquei muito a fim, porque eu adoro angu! Melhor ainda, achei o site do restaurante Angu do Gomes, que conta um pouquinho da história do prato e tem uma fotos, que me deixaram com muita vontade de dar um pulo até lá para apreciar pessoalmente cada uma das iguarias. Espia só: http://www.angudogomes.com.br/

Me deu vontade de comer angu! Ainda mais que está chovendo e angu cai muito bem em dias assim.
Mas, não vou fazer isso agora. Caramba, é noite de sábado e eu quero uma folga! Quem sabe amanhã?!

Se eu fizer, já sei que haverá protesto. É que ainda não consegui fazer a caçula se encantar pelo sabores mais rústicos. Vai comer, ah, isso vai... Mas, me enchendo o saco com aquela ladainha de "bota pouco" , "tô cheia" ou pior... "quase que volta"... é duro cozinhar pra criancinhas, mas eu tenho umas recompensas e elas vêm com a insistência, ou seria persistência... não, elas vêm com a minha chatiência! Nisso, eu sou craque!!!


O angu do gomes original é feito com miúdos, que gosto, mas seria violento demais para os paladares pouco requintados daqui de casa. Gosto de fazer com músculo moído. Mas outro dia, fiz esse que aqui, uma mistura de carne moída, talvez de segunda, tipo acém (não lembro mais), linguiça calabresa e bacon, temperos como alho e cebola, um pouco de azeite e sal. É que eu tinha pouca carne moída, uma noite de chuva e boa vontade pra degustar um angu. Deu certo, ficou delícia e ninguém teve piriri.

O segredo do prato é não deixar o angu empelotar, pra isso não acontecer, basta misturar o fubá aos poucos na água com sal. Só?! Só! Mas, eu gosto de temperar meu angu e pra isso uso cubos mágicos, aqueles de tabletinho ou pacotinho cheios de amor pra dar! 

Também tenho outra sugestão que estou pensando seriamente em repetir amanhã: angu com costelinha de porco, couve à mineira e de quebra... jiló! Ok, não precisa ter o jiló. Eu vi sua careta! Mas, a couve fica joinha, joinha. Se eu fizer este prato, acho que vou trocar a couve pelo brócolis... grande chance de dar certo, também ficaria bom. Muito bom...




Fiquei com fome! A noite avançou e a comida acabou de chegar! Oba! Nada como uma noite de sábado pra deixar de lado as panelas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga