Pular para o conteúdo principal

Prato feito

Não é que eu tenha deixado de comer todos esses dias, mas eu não estou dando conta dos acontecimentos nos últimos tempos. Tanta perplexidade, tanta desesperança que fica difícil escrever abobrinhas. Melhor comê-las quietinha, agradecendo todos os dias por ainda conseguir serví-las à família. Quem de nós não está passando por um momento turbulento? Eu tenho ouvido histórias difíceis todos os dias. Eu mesma tenho tido meus dias de tormento. Sigo buscando equilíbrio e alento no colo da família, porque juntos continuamos sorrindo e rindo de nós mesmos e das mazelas que nos atropelam. 

Tanta gente falando ao mesmo tempo, tanto apontamento de dedos em riste, tantos rótulos que fico até sem jeito de expor meu prato de comida. Já parou pra pensar no tamanho da exposição que é postar o que você come pra um monte de gente que você nem sabe quem é?! Quando penso assim sinto até um constrangimentozinho de todas as coisas que já publiquei e aí dá vontade de nada, de deixar pra lá.

O problema é que não sou pessoa de deixar nada pra lá, pela metade, largado no meio do caminho. Então, me enchi de coragem pra mostrar o meu prato e se você gostar e quiser abrir mão daquele congelado pronto de mingau sabor queijo que você insiste em chamar de lasanha, se você deixar de lado aquele macarrão instantâneo e arriscar essa receita, acreditar que mesmo exausto, você consegue fazer uma comida de verdade, então terá valido a pena mostrar minha comida.

Nessa minha teimosia, decidi dar nova chance à proteína de soja. Quem sabe, depois de tanto tempo, outros temperos, novas receitas a gente consegue incluir esse ingrediente tão controverso no cardápio permanente da casa. A vantagem, além do preço baixo, é a possibilidade de diminuir o consumo de carne. Acho um bom motivo! E pra minha surpresa, das duas últimas vezes que fiz a família aprovou o sabor. Então tá valendo!


A receita é muito simples e o sabor complementa com dignidade o prato feito de um dia de semana corrido, cheio de tarefas.

Anota aí:

1 xícara de proteína de soja
1 xícara de trigo pra quibe
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
sal a gosto

Hidrate a proteína de soja e o trigo pra quibe com água morna, esprema e misture os outros ingredientes. Modele os hambúrgueres e coloque numa frigideira anti aderente bem quente com um fio de azeite. Melhor fritar um de cada vez pra não desmontar. Deixe dourar por uns 3 ou 4 minutos de cada lado e sirva!

Pra completar esse pf tem feijão rajado, arroz integral e salada de grão de bico com cenoura e alface. Pinguei umas gotinhas de limão no hambúrguer e ficou delicinha! Então, bora comer que saco vazio não para em pé e a gente ainda tem muita coisa pra mudar nesse mundo!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga