
Assisti o filme e dias depois apareceu um vídeo na minha timeline do programa Comida de Cinema com a receita do Boeuf Bourguignon de "Julie & Julia" e já não me surpreendo com tudo que o Google o Facebook sabem de mim... Deu vontade de testar a receita. Parecia ser mais simples do que foi com a Julie quando decidiu arriscar... Procurei outras receitas, achei outros ingredientes interessantes e parti pra empreitada. Escolhi um dia especial e sem pressa pra me arriscar na cozinha francesa.
E foi assim que fiz meu primeiro Boeuf Bourguignon:
1k de alcatra
150g de bacon defumado
1 cebola cortada em fatias finas
1 colher de sopa de farinha de trigo
3/4 de uma garrafa de vinho tinto
2 cenouras cortada em cubos médios
3 dentes de alho picado1 colher de sobremesa não muito cheia de manjerona
1 colher de sobremesa não muito cheia de manjericão
1 colher de sobremesa não muito cheia de alecrim
1 colher de sobremesa não muito cheia de tomilho
1 folha de louro
1 talo grande de aipo (salsão) sem as folhas
1/2 alho poró
8 mini cebolas
salsinha picada a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
200g de cogumelo paris cortado em quartos.
Corte a carne em cubos grandes, tempere com sal e pimenta e reserve.
Numa panela de fundo grosso frite o bacon até que esteja dourado. Fiquei chocada com a quantidade de gordura que se desprende, acho que nunca fritei uma quantidade dessas de bacon.
Retire o bacon e frite a carne temperada nesta gordura. Mas coloque poucas porções por vez pra que não solte muito líquido e ela fique bem tostada ao invés de cozida.
Depois de fritar todas as porções e deixar a carne reservada, refogue a cebola nesta mesma panela, deixe que ela doure e acrescente a farinha de trigo e misture bem para dissolver a farinha.
Acrescente o vinho raspando o fundo da panela.
Agora sim, volte com o bacon e a carne, acrescente o alho, as cenouras, as mini cebolas e todos o temperos.
Tampe a panela e cozinha em fogo baixo por aproximadamente duas horas. Até que a carne fique bem macia.
De vez em quando, pingue um pouco d'água para não deixar o molho secar. Quando a carne finalmente estiver bem macia, acrescente os cogumelos e cozinhe com a panela destampada por mais 10 minutos.
Vale lembrar que o cogumelo solta muita água, então muito cuidado com a água que você vai pingando durante o preparo para não deixar o molho aguado.
Escolhi um purê de batatas bem simples pra acompanhar o boeuf, mas poderia ser arroz branco ou até mesmo pão.
Foi uma aventura incrível! Dessas que nos encoraja arriscar cada vez mais na cozinha. O vídeo foi essencial, didático, apesar de eu ter acrescentado outros ingredientes que me pareciam apetitosos!!!
Daí que depois do filme e do vídeo eu quis saber mas sobre Julia Child e não é que tem vídeo dela no Youtube! O preparo da receita de Julia é diferente do Comida de Cinema e como não tenho panela que vá ao forno, optei pela versão mais moderninha!
Julie Powell realizou seu desejo da juventude e se tornou escritora quando transformou seu projeto do blog no best seller que virou filme. Ah, Julie...
Então, quem ficou curioso pra assistir a história dessas mulheres inspiradoras que existem de verdade, recomendo o filme. E mais ainda, recomendo que num dia sem pressa você também faça seu próprio boeuf bourguinon.
Comentários
Postar um comentário