Pular para o conteúdo principal

Receita de cinema

O filme é de 2009, me recomendaram em 2014, mas só assisti dia desses. "Julie & Julia" conta a história verídica de Julie Powell que decide criar um blog testando todas as receitas de um livro de Julia Child, culinarista americana que ensinou os segredos da alta gastronomia em livros e num programa de TV. Eu poderia te contar o filme inteiro aqui, porque eu gostei pra caramba, é com a Meryl Streep e o filme me foi indicado numa proposta de desafio: "por que você não faz como Julie e testa todas as receitas da Ofélia no seu blog?" Uau, que desafio! Acho que não conseguiria ter a obstinação de Julie. Mas essa é uma ideia que não se despreza. Então... Quem sabe...

Assisti o filme e dias depois apareceu um vídeo na minha timeline do programa Comida de Cinema com a receita do Boeuf Bourguignon de "Julie & Julia" e já não me surpreendo com tudo que o Google o Facebook sabem de mim... Deu vontade de testar a receita. Parecia ser mais simples do que foi com a Julie quando decidiu arriscar... Procurei outras receitas, achei outros ingredientes interessantes e parti pra empreitada. Escolhi um dia especial e sem pressa pra me arriscar  na cozinha francesa.

E foi assim que fiz meu primeiro Boeuf Bourguignon:

1k de alcatra
150g de bacon defumado
1 cebola cortada em fatias finas
1 colher de sopa de farinha de trigo
3/4 de uma garrafa de vinho tinto
2 cenouras cortada em cubos médios
3 dentes de alho picado
1 colher de sobremesa não muito cheia de manjerona
1 colher de sobremesa não muito cheia de manjericão
1 colher de sobremesa não muito cheia de alecrim
1 colher de sobremesa não muito cheia de tomilho
1 folha de louro
1 talo grande de aipo (salsão) sem as folhas
1/2 alho poró
8 mini cebolas
salsinha picada a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
200g de cogumelo paris cortado em quartos.

Corte a carne em cubos grandes, tempere com sal e pimenta e reserve.
Numa panela de fundo grosso frite o bacon até que esteja dourado. Fiquei chocada com a quantidade de gordura que se desprende, acho que nunca fritei uma quantidade dessas de bacon.
Retire o bacon e frite a carne temperada nesta gordura. Mas coloque poucas porções por vez pra que não solte muito líquido e ela fique bem tostada ao invés de cozida.
Depois de fritar todas as porções e deixar a carne reservada, refogue a cebola nesta mesma panela, deixe que ela doure e acrescente a farinha de trigo e misture bem para dissolver a farinha.
Acrescente o vinho raspando o fundo da panela.
Agora sim, volte com o bacon e a carne, acrescente o alho, as cenouras, as mini cebolas e todos o temperos.
Tampe a panela e cozinha em fogo baixo por aproximadamente duas horas. Até que a carne fique bem macia.
De vez em quando, pingue um pouco d'água para não deixar o molho secar. Quando a carne finalmente estiver bem macia, acrescente os cogumelos e cozinhe com a panela destampada por mais 10 minutos. 
Vale lembrar que o cogumelo solta muita água, então muito cuidado com a água que você vai pingando durante o preparo para não deixar o molho aguado.

Escolhi um purê de batatas bem simples pra acompanhar o boeuf, mas poderia ser arroz branco ou até mesmo pão.

Foi uma aventura incrível! Dessas que nos encoraja arriscar cada vez mais na cozinha. O vídeo foi essencial, didático, apesar de eu ter acrescentado outros ingredientes que me pareciam apetitosos!!!




Daí que depois do filme e do vídeo eu quis saber mas sobre Julia Child e não é que tem vídeo dela no Youtube! O preparo da receita de Julia é diferente do Comida de Cinema e como não tenho panela que vá ao forno, optei pela versão mais moderninha!





Julie Powell realizou seu desejo da juventude e se tornou escritora quando transformou seu projeto do blog no best seller que virou filme. Ah, Julie...

Então, quem ficou curioso pra assistir a história dessas mulheres inspiradoras que existem de verdade, recomendo o filme. E mais ainda, recomendo que num dia sem pressa você também faça seu próprio boeuf bourguinon.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga