Pular para o conteúdo principal

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento!

Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!!

Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada qual com seu tempo, seu alimento, fogo alto, fogo baixo, tudo junto numa sinfonia difícil de acompanhar.  Quando terminam, o que já foi usado está guardado, a louça suja foi lavada e toda refeição preparada quase em uníssono! A cozinha é uma orquestra inteira e tenho uma admiração gigante por homens e mulheres que se dispõe em horas esquentando o bucho no fogão e refrescando na pia... assim mesmo, nesse trocadilho infame. Pode rir. Estou em treinamento tanto na cozinha como na escrita!

Vamos à poesia: 


Dobradinha
600 g de bucho
1 paio
1 linguiça calabresa
2 linguiças finas
1 tira fina de bacon
1 1/2 de cebola
4 dentes de alho
2 tomates
Salsinha
Sal
Pimenta do reino
Colorau
Cominho
Louro
2 xícaras de Feijão branco
2 cenouras
1 nabo
5 maxixes
6 batatas pequenas

Limpe e corte o bucho em tiras. Coloque numa panela de pressão com água, e um quarto de xícara de vinagre. Cozinhe por 35 minutos contados assim que a panela começar a chiar.
Cozinhe o feijão branco numa panela comum pelo mesmo tempo que o bucho. Assim ele ficará al dente.

Quando o bucho estiver cozido escorra a água e reserve. Numa panela grande frite o bacon e refogue o alho e a cebola, acrescente o colorau e o tomate, coloque o feijão com a água do seu próprio cozimento, o bucho e os outros temperos. Deixe apurar um pouco e acrescente a linguiça fina, o paio e a calabresa cortados em pedaços grandes. Apure um pouco mais e junte os legumes. Cozinhe até que os legumes fiquem macios e pronto! A arte está pronta para degustação!

Observação importante: para àqueles que não fazem restrição ao álcool, acompanhe com uma clássica capirinha de limão e bom domingo!

Ah, só mais uma nota: o título desta postagem veio de uma frase dita numa das cenas mais lindas do cinema de animação, que pode não fazer sentido num primeiro momento, mas também fala de tempo, maturidade e dedicação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga