Pular para o conteúdo principal

Pra ficar bem na fita...

Há muitas maneiras de queimar o próprio filme e eu abusei esta semana... Parece até que foi de propósito, mas foi sem querer que o povo daqui de casa sofreu...
Depois de dias e dias de folga, voltar à rotina é sempre caótico, ainda mais quando se somam consultas, reuniões, orçamentos, agendamentos e todo tipo de chatice que parece que só acontece depois que o Carnaval vai embora. E depois de tanto esperar, dá uma urgência, uma aflição mesmo de querer resolver tudo nesta primeira semana...

Aí, dá no que dá... Estou tentando me desculpar, mas a real mesmo é que mandei muito mal esta semana na cozinha. Só rolou gogoroba!

Na segunda-feira foi o dia do "restô d'ontê", um clássico da culinária que consiste simplesmente em comer as sobrinhas que estão na geladeira. E eu tinha que me desfazer daquele monte de potinhos, ocupando um espaço que estava precisando. Além do mais, jogar comida fora, jamais! Só se estiver estragada, né!

Na terça-feira eu me inspirei e preparei um prato que amo: frango com quiabo. Mas, por pura distração num bate papo animado, queimei meu frango... foi só um pouquinho, mas o suficiente pra deixar aquele gostinho... como se não bastasse, logo depois, mesmo sozinha sem conversar com ninguém, super concentrada nas minhas tarefas, queimei o arroz!

A galera comeu sem reclamar. E aí de quem!...

Ontem, mais inspirada do que nunca, fiz um prato que todo mundo aqui em casa detesta, inclusive eu: carne de soja. Por que a gente insiste numas coisas, né?! Fazia muito tempo que não comprava a proteína de soja, mas como estou a fim de tentar fazer o hambúrguer de soja, comprei. Ainda não fiz e o pacote vem uma quantidade infinita da tal "carne". Decidi fazer de um jeito que a galera já conhecia, tipo carne moída com legumes. 

De outras vezes fiz almôndegas e qualquer dia vou tentar o bolo de carne. Aqui em casa apelidamos a iguaria singelamente como cérebro de macaco... imagino que deve ser bem parecido. Todos comeram e dessa vez, reclamaram um pouquinho... foi um jantar sofrido.

Pior é ter que almoçar a mesma coisa no dia seguinte... Houve protesto, mas não houve trégua. Afinal, o único modo de acabar com aquela carne era comendo!

À noite eu estava exausta... Estou. Mas precisava me redimir, ganhar sorrisos de volta e principalmente, comer uma coisa gostosa!

Foi assim que decidi antecipar o fim de semana, quando os lanches estão liberados e caprichei num hambúrguer de frango que eu mesma fiz há uns dias atrás, estreando meu moedor! Mas, eu queria mais!!! E só tem uma maneira de fechar um dia sem amarguras... fazendo um bolo!

Precisava de uma receita fácil, de liquidificador, porque estou cansada pra de déu!  Receita delícia, que sempre dá certo e que faço questão de compartilhar direitinho, como li no livro, pra você fazer hoje ainda, mais tardar, amanhã!... Tá bom... Domingo... Pode ser?!


Bolo de fubá cremoso:

4 ovos
4 xícaras de chá de leite
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de chá de amido de milho
1 xícara  de chá de fubá
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de chá de coco ralado
1/2 xícara de chá de queijo ralado

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Fica bem líquido, não se assuste. Coloque numa forma untada e leve ao forno (baixo) pré aquecido por uns 50 minutos.
Ele fica como um bolo pudim dividido em três camadas: fubá embaixo, queijo no meio e coco em cima. Esse é um dos doces que mais gosto!

Pronto. Agora que comi o bolo e ganhei sorrisos e gritinhos de alegria das minhas meninas já posso dormir sossegada. 
Então... boa noite pra você também!  :-)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga