Pular para o conteúdo principal

Eu amo jiló!

Baixinho e rechonchudo, verde brilhante, pele fina e rija, polpa densa recheada de sementinhas. Rico em cálcio, ferro e magnésio, vitaminas A, B e C. Combate o colesterol, o mal hálito, emagrece, protege o coração e é amargo, muito amargo.

Não, eu não nasci gostando de jiló. E nem sabia de tudo isso até dar um google.

Me encantei mais tarde, já na vida adulta, quando meu sogro serviu um feijão com jiló dentro. E eu, que já era fã de feijão com pedaços de abóbora, fiquei curiosa com aquela novidade! Uau, que delícia!

A partir daí, sempre que pintava uma oportunidade, eu me esbaldava! Virei freguesa do jiló empanado servido no Burguesão, no campus da UFRJ, onde estagiava. E depois, quando passei a cozinhar todo dia, repetia e repito o jilozinho no feijão de vez em quando. Também já fiz empanado, mas é sempre  bom evitar a fritura. Até porque, o jiló que eu mais gosto é muito simples. Corto em rodelas grossas e refogo com azeite ou óleo, alho, cebola e sal. Vai bem com quase tudo, carne de boi, de porco, frango e assim com ovo frito, comidinha da roça. Fiz esse prato especialmente pra mim. Foi presente mesmo. Comi rezando, acredite!



Aqui em casa, só eu gosto. Quer dizer, marido depois de me aturar por mais da metade de toda sua vida, passou a gostar também! Abriu uma concorrência fácil de resolver... Compra-se mais jiló!

Definitivamente, jiló é para iniciados. Iniciantes jamais suportarão seu amargor! Calma, aos poucos você poderá fazer parte dos adoradores de jiló. Aí, sim... eu acreditarei que você é um gourmet... antes disso, me poupe... E se você torceu o nariz para o meu prato feito, mantenha-se calmo, vou te dar uma força e  outras oportunidades de se apaixonar. Achei umas receitinhas supimpas que logo logo vou testar. Mas, pelo que vi, arrisque sem medo. Não tem como dar errado.

Essa receita de jiló empanado é igualzinha a que faço. Vale também para empanar berinjela e frango. O segredo aqui é fritar por imersão pra ficar bem crocante. Haja óleo!

Essa daqui também faço. É a mesma receita para rechear pimentões, abobrinhas e berinjelas. Delícia!!!

Jiló sofisticado! Claude Troisgros também tem jiló no prato. Aliás, eu dispensaria fácil as vieiras da receita!

E a receita que eu mais curti foi do blog Boca no Mundo, do jornalista Pedro Landim. Mas, sei lá porque cargas d'água está fora do ar justamente hoje!!!! Deixo aqui o endereço, na esperança que ele volte logo, porque a receita é de jiló com pimenta, tal qual a música do Zeca Pagodinho. Sem contar que o texto é delicioso!!!

Ô nega, pode preparar o jiló!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

Os dias não são iguais.

Enquanto uma delas esteve a mais de oitocentos quilômetros de distância as gatinhas apareceram bagunçando a casa, mexendo com o ânimo de todos nós. Ele disse não com veemência, a outra acolheu e escolheu nomes, o cão se resignou em ter que dividir sua atenção com as intrusas. A cadela curiosa espichou o olho e o faro para dentro de casa esperando a oportunidade de fazer amizade com as visitas. A gata caçula da casa se enfureceu e buscou abrigo no jardim onde batia um solzinho, além de rosnar e eriçar os pelos dispensou seu cantinho predileto, a cama daquela que viajou. A outra gata fez que não se importou, mas enquanto durou a hospedagem evitou qualquer tipo de contato comigo, estava de mal. Duas semanas se passaram e num sábado a gatinha branca de manchas pretas partiu para seu novo lar. No domingo foi a vez da gatinha cinza ir embora com sua dona definitiva e a tensão entre os bichos se dissolveu! Pronto! Portas e janelas puderam ser abertas sem o cuidado daqueles dias em que ga