Pular para o conteúdo principal

Quase sem palavras.

Semana pesada no Rio de Janeiro dos infernos... Mas, a gente vai se equilibrando e tentando seguir em frente. Pra refrescar e distrair fiz um monte de sacolés!

O sacolé de ameixa só agradou aos adultos, minha filha mais nova sugeriu que eu acrescentasse leite condensado, mas achei uma receita por aqui, que leva doce de leite. Achei exagerado, mas...

Sacolé de ameixa: leite batido com ameixa cozida em calda de açúcar.

 Esse de manga é fácil de fazer e bom pra caramba!

Sacolé de manga: manga tommy, água e açúcar (pouco açúcar!)

Não sei qual é meu predileto, mas esse de morango ficou bom demais! Sem dó, nem piedade usei uma caixa de morango, o suco de uma laranja, uma colher de sopa de mel e um pouco d'água. Se quiser, pode acrescentar um pouquinho de açúcar, porque o mel dá sabor, mas não adoça muito.

Sacolé de morango: suco de laranja, morango e  mel.

Estou em dúvida... porque esse de maracujá com manga é tão suave, perfumado, cremoso, que... Ai, que dúvida!!!
Este sacolé copiei da minha ex vizinha Viviane Codeço! Disparado, a melhor vizinha de porta de todos os tempos!!! Mas, isso é outro assunto... 
Só não esqueça de coar o suco de maracujá antes de acrescentar a manga!

Sacolé de manga com maracujá: delicioso!!!

E o de kiwi?! Sacolé de kiwi é o que há!!! 

Sacolé de kiwi: basta bater algumas frutas com água e um pouquinho de açúcar.

Na infância, meu sacolé preferido era o de goiaba que a D. Bete, mãe da minha amiga Elis, fazia. Era a alegria da galera e ainda lembro os sabores: manga, goiaba, coco e coco queimado. Eu gostava de todos, mas o mais frequente era o de goiaba. 
Minhas goiabas não estavam tão maduras e eu coloquei com casca e tudo. Bati bem e tive que coar as sementes.
Ficou bom, mas o sacolé de goiaba da D. Bete ainda é muito melhor!

Sacolé de goiaba: algumas frutas batidas com casca e semente, água e açúcar. 

Perdi meia hora do meu dia pra congelar esse monte de suco. E aí, vai fazer ou vai ficar babando?!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

O segredo da pipoca doce...

Eu não sei se ninguém contou porque não sabia ou porque não quis... mas, pra fazer pipoca doce igualzinho a do pipoqueiro, você precisa ter uma panela de alumínio grossa e vinagre. Pronto falei! Adoro pipoca! Tanto, que até ganhei do meu pai uma pipoqueira profissional, dessas da carrocinha de rua! E  fico me perguntando muitas vezes, porque ainda não tenho a minha própria carrocinha. Andando pela cidade, identifico rapidamente pontos promissores para a venda de uma pipoca quentinha e crocante! Quando era pequena pedia sempre pipoca doce e salgada pro pipoqueiro. E nos tempos de faculdade me encantei pelas as pipocas gordas de bacon e provolone. Era o meu passatempo preferido na longa viagem de volta pra casa. Há alguns anos atrás, virei fã da mistura maluquete do meu querido João, que bem podia ser meu filho, de tanto que eu gosto dele. A mãe dele, minha amiga Dalessandra, também sente o mesmo pela Isis, minha caçula... e às vezes, desconfio, que essas crianças troc