Pular para o conteúdo principal

Domingo é um dia lindo!

Faça chuva ou sol, amo meu domingo!  É assim que diz a canção e é assim que sinto também. Porque domingo é dia de fazer nada pra poder fazer o que quiser. E posso tomar café da manhã demorado, jogar conversa fora, ler o jornal sem pressa, navegar de-mo-ra-da-men-te, experimentar uma nova receita, almoçar lá pelas tantas ou nem almoçar. Posso até sair sem hora pra voltar, sem ter o que fazer... ah, domingo é bom demais!

Esse vai ser especial. Porque será a fase que mais gosto do horário de verão, o dia que ele acaba! Uma hora a mais pra domingar!!!
Eu ainda não sei o que vou fazer, mas pelo frenesi que tomou conta da sexta e que já desenha o sábado, acho que neste domingo vou ficar em casa. E se chover, como está prometendo... ah, será perfeito!

Domingo passado também fiquei em casa. Foi uma semana de volta às aulas, aniversários, passeios... leva uma filha pra cá, leva a outra pra lá... isso cansa, gente... aí, chega o domingo e eu quero sossego! E preparar o almoço vira o meu programa! Achou caído?! Né não!... O marido faz caipirinha, a gente conversa, e como a gente tem assunto!... ouve uma música, perde tempo com nada! É bom... e quando a gente se dá conta, quando o dia já virou tarde, mas uma tarde bem tarde mesmo, a gente almoça!

Nesse dia eu fiz pernil. Acho que foi a primeira vez que temperei um pernil. Sempre compro temperado, com receio de não ficar bom, mas não é que ficou! Carne de porco é uma carne meio controversa, muita gente não gosta, cada qual com seu motivo, que pode ser religioso, de saúde, por não ter costume de fazer ou por preconceito. Mas meu pernil tinha carimbo e eu não tenho nenhuma destas questões. Sem contar que o preço é ótimo!

Temperei o pernil com vinho branco, que era o que eu tinha. Se fosse tinto seria melhor, mas o branco não fez feio! Alecrim, sal, alho e cebola. Deixei marinando por umas quatro horas e assei em fogo bem baixinho. Não tem mistério, o segredo pro pernil não ressecar é cobrir a forma com papel alumínio e deixar assar bem devagar. Mesmo quando for dourar o pernil, deixe o fogo baixinho e vá regando com o molho da assadeira. Tem que ter paciência, mas não tem erro.

Como o pernil ía demorar um bocado, cortei umas batatas e com casca e tudo coloquei pra assar junto com o pernil. Aliás, pode ser junto mesmo, na mesma assadeira. Na minha não cabia, então, lambrequei um pouquinho da marinada da carne nas batatas, passei um fio de azeite na assadeira, mais pouquinho de alecrim e pronto! Assei as batatas!

Pra acompanhar essas belezuras, achei que um arroz branco ficaria muito sem graça... Então: arroz maluco
pra completar a festa! Esse arroz é pesadinho, mas é bom demais! Basta fritar um pouco de bacon e nessa gordura que se desprende, passar umas ervilhas e fazer uns ovos mexidos. Depois, é só misturar ao arroz  e pronto!

A essa altura, todo efeito da caipirinha já havia se dissipado e eu pude acompanhar tranquilamente meu almoço com uma cerveja bem gelada! 

Para este domingo só sei de uma coisa, se a temperatura baixar mesmo eu vou fazer como todo carioca, vestir um casaco e reclamar do frio!

Brincadeira, vou reclamar não! Vou aproveitar a chuva e uma hora a mais com o fim do horário de verão!

Oba! Tá acabando!!! 


Comentários

  1. Muito bom de ler e de comer, gostei da ideia da batata rústica. Bom domingo e bom almoço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dá trabalho! rsrs... só não esqueça de lavar as batatas ;)

      Excluir
  2. Amei seu blog!!
    Delícia de texto e comida apetitosa.
    By the way, que louça linda!!
    Já estou acompanhando seus posts.
    Beijos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida de acampamento - parte 2: carne moída

O céu de outono é sempre o mais bonito a qualquer hora do dia. E assim, parada no meio do quintal, eu tenho a visão ampla e privilegiada de um enorme céu azul sobre minha cabeça. De um lado, a casa que vai sendo transformada lentamente, tanto pela quantidade de coisas que precisam ser feitas, tanto pela morosidade e falta de compromisso daqueles que se intitulam "profissionais". Do outro lado, a edícula mínima onde vivemos nestes últimos seis meses. Sim, já se passaram seis meses... O céu, azul claro ou escuro, cinza ou todo branquinho, me conforta.  Eu tinha preguiça de iniciar a reforma da casa, pois sabia que o tempo seria muito maior do que o previsto, mas me preparei para viver de forma mínima durante o tempo que fosse necessário. E assim tem sido. Não sei se minha família estava preparada para isso, não sei que expectativas criaram, mas tento fazer com que este tempo, tão difícil na vida da gente, seja aproveitado da melhor maneira possível. Esse momento ficará par

"Não se apressa a arte!"

Não, esse não foi meu almoço, mas bem que poderia ter sido... de novo! Afinal, um domingo assim, frio e chuvoso como o de hoje pede um prato substancioso e quente, desses que a gente encara sem nenhum constrangimento! Fazia muitos anos que não preparava um panelão de dobradinha. Dá trabalho e não é um prato que todo mundo gosta. Da última vez as crianças não gostaram. Mas elas cresceram e dessa vez foi só alegria! Sendo assim, poderei repetir desta fina iguaria por muito mais vezes!!! Resista ao preconceito. Dobradinha é um prato delicioso! Comida boa para reunir os amigos, comer sem pressa e "apreciar a arte da boa mesa"... onde eu ouvi isso? Não lembro, mas essa foi a melhor dobradinha que preparei e fiquei me perguntando se isso se devia à maturidade... Sabe, as melhores dobradinhas que provei foram feitas por mulheres mais velhas, que carregam panelas quentes e pesadas até a mesa, dominam temperos e colheres diferentes ao mesmo tempo em bocas de fogão acesas cada

O segredo da pipoca doce...

Eu não sei se ninguém contou porque não sabia ou porque não quis... mas, pra fazer pipoca doce igualzinho a do pipoqueiro, você precisa ter uma panela de alumínio grossa e vinagre. Pronto falei! Adoro pipoca! Tanto, que até ganhei do meu pai uma pipoqueira profissional, dessas da carrocinha de rua! E  fico me perguntando muitas vezes, porque ainda não tenho a minha própria carrocinha. Andando pela cidade, identifico rapidamente pontos promissores para a venda de uma pipoca quentinha e crocante! Quando era pequena pedia sempre pipoca doce e salgada pro pipoqueiro. E nos tempos de faculdade me encantei pelas as pipocas gordas de bacon e provolone. Era o meu passatempo preferido na longa viagem de volta pra casa. Há alguns anos atrás, virei fã da mistura maluquete do meu querido João, que bem podia ser meu filho, de tanto que eu gosto dele. A mãe dele, minha amiga Dalessandra, também sente o mesmo pela Isis, minha caçula... e às vezes, desconfio, que essas crianças troc